Pular para o conteúdo principal

Faísca no Porão Escuro

Ao revisar o blog, passados mais de 8 anos desde a viagem final, encontrei esse post guardado nos meus rascunhos. Palavras que me fizeram relembrar alguns momentos que estavam em algum lugar no porão da minha mente.
Talvez o brilho, a faísca que faltava para voltar a escrever, fascínio que carrego ao conseguir dar voz aos meus pensamentos.
Abaixo o excerto:

Turquia. Lugar de misturas religiosas. Muçulmano, judeu, cristão. Vivendo lado-a-lado, pacificamente.
Minha jornada de mais de um mês viajando começa por aí.
Durmi no aeroporto de Londres e peguei o primeiro voo do outro dia pra Istambul.
Entro no avião, sento numa das últimas poltronas vagas. Do meu lado, um homem muçulmano me encara fitosamente. Digo "hi" pra descontrariar, e ele retribuí de forma muito educada e com um sorriso simples no rosto.
Tava viajando sozinho mesmo, não tinha nada a perder, então perguntei pra ele - logo de cara, percebo que existe uma pergunta poderosa pra início de conversa - "De onde você é?"
Enfim, o inglês dele era quase inexistente. Ele era turco e ao que entendi, visitava frequentemente Londres pra assistir aos jogos do Manchester Utd.
Ele se dispoz a me ajudar, sem eu nem precisar pedir. Passei pela imigração. Passaporte carimbado. Ele me diz pra esperar com a mala dele. Ele ia no freeshop, bem na frente, no meu campo de visão. Um frio na espinha. O telefone dele toca. Eu tento reproduzir em português o que ele poderia estar falando: "Achei um estrangeiro aqui, viajando sozinho, deixei a mercadoria com ele."
Mas ele volta em menos de meio minuto. Passou. Troco o dinheiro na casa de cambio (lira = real). Ele me diz que onibus pegar. Ele pega o mesmo. E continua seus telefonemas. Ele desce do onibus e me diz que minha parada é depois. Bom, me roubar não vai mais, então ele realmente tava sendo um bom anfitrião. Em não muito tempo, descubro que os turcos são, de longe, o povo mais amigável que tive contato durante a viagem.

Já no primeiro dia, visitei a Basílica de Sofia (Aghia Sophia), a mesquita Azul e a mesquita Nova. O lugar é simplesmente sensacional. As pessoas paravam e me perguntavam se eu não queria que tirassem fotos para mim. Todas com certa dificuldade em falar inglês, maioria zero. Mas com muita boa vontade.
O dia terminou assim. Chego no meu hostel, podre de cansado e me deito com roupa e tudo, só pra descansar. Nisso, o Jack, dono do hostel, chega com dois brasileiros que estavam no mesmo quarto que eu.
Trocamos uma ideia rápida. Combinamos de no outro dia, sairmos junto. Pensavam como eu: sem hora pra acordar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arthur's Day - World Wide Toast: "To Arthur!"

Dia 23, é o dia do Arthur, fundador da cerveja Guinness, a tradicional, símbolo da Irlanda. Melhor, é o dia do brinde mundial a Arthur Guinness no horário exato: 17h59min (de Dublin). Contagem regressiva em todos os pubs, lotados.  Nesses dias, eu tinha começado a trabalhar de jornaleiro por aqui. Funciona assim: vende todos jornais, pode ir pra casa. Não vendeu tudo até as 18h30, espera a van pra colocar os jornais que faltaram.  Nesse dia 23 em especial consegui vender tudo as 17h30. Corri feito louco pra casa, na chuva forte. Cheguei em casa encharcado, mudei as meias, a calça e botei outro casaco. Bah, 17h45 e tinha que ir ateh o pub que a gurizada tava. Corri até lá. Na contagem regressiva, faltava poucos minutos. Quando vou entrar: "Tah lotado, não cabe mais ninguém" diz o segurança. Fudeu. Umas gurias irlandesas jah meio bebadas tentavam convencer o segurança. Um sorriso aparece. Elas entram, eu dou um jeito de passar correndo.  Ah finalmente dentro do pub. Ma...

Rodo-cotidiano

Meus dias de trabalho graças a Deus são marcados por algumas bizarrices, pq se não fosse, seria um tédio. Um velho acabado passa quase todo o dia no ponto onde eu vendo jornal. Dotado de dentes amarelados (alguns pretos), um jeito muito frágil de caminhar usando bengala(parece um bambu); óculos e um inglês quase incompreensível, seu nome eh algo como Dominick (devem entender pq nao sei o nome dele direito). Quando vai comprar um jornal, estende a mão com as suas varias moedas pra que eu retire o valor exato. Pois bem, o preço é 1,20. Pego uma moeda de um euro e... ''nada disso filho, pegue as moedinhas de 20 cents". Beleza, dinheiro é dinheiro. Entrego o jornal, mas ele não tem coordenação pra colocar na sua mala, dedos duros. Esse Dominick adora falar das notícias do jornal. A capa do dia era sobre um astro do Futebol Gaélico ser preso por vender cocaína para um policial disfarçado... 4 vezes. Domi começa a balbuciar algumas palavras que - ao que tudo indica - soam pe...

4 Dias da semana

To louco pra começar a Eurotrip de uma vez. Tudo por aqui começou a ficar um tédio perto do que me espera. Tá certo, não é mais o inverno depressivo, e as noites são muito curtas. Começou a escurecer as 21h por aqui, e amanhece antes das 5h30 (horário que acordo pra trabalhar). Acho isso fantástico: aumenta o horário de funcionamento de todas as lojas e parques. Que falta faz um chimarrão nessas horas! Os estudos acabaram. Conheço Dublin quase que inteira (claro, a parte interessante). O melhor da Irlanda acredito que já visitei (falta Wicklow e Glendalough que vai me ocupar um dia no máximo). O emprego (3x por semana) é o que mantém minha mente ocupada. Já nos outros 4 DIAS da semana, tento encontrar algo pra fazer. 4 longos dias. Pensei em usar o tempo livre pra planejar a viagem (coisa chata), mas no final das contas já tá tudo planejado: 01 de Junho: Saída de Dublin 02 de Junho: Chegada em Istambul ... ... ... Na hora decido pra onde ir ... ... 01 de Julho: Encontra...