Pular para o conteúdo principal

Rodo-cotidiano

Meus dias de trabalho graças a Deus são marcados por algumas bizarrices, pq se não fosse, seria um tédio.
Um velho acabado passa quase todo o dia no ponto onde eu vendo jornal. Dotado de dentes amarelados (alguns pretos), um jeito muito frágil de caminhar usando bengala(parece um bambu); óculos e um inglês quase incompreensível, seu nome eh algo como Dominick (devem entender pq nao sei o nome dele direito).
Quando vai comprar um jornal, estende a mão com as suas varias moedas pra que eu retire o valor exato. Pois bem, o preço é 1,20. Pego uma moeda de um euro e... ''nada disso filho, pegue as moedinhas de 20 cents". Beleza, dinheiro é dinheiro. Entrego o jornal, mas ele não tem coordenação pra colocar na sua mala, dedos duros.
Esse Dominick adora falar das notícias do jornal. A capa do dia era sobre um astro do Futebol Gaélico ser preso por vender cocaína para um policial disfarçado... 4 vezes.
Domi começa a balbuciar algumas palavras que - ao que tudo indica - soam perfeitas pra ele. As suas frases intercalavam com tosses. Pergunta se eu fumo. ''Não". "Sobra mais pra mim então", e ele retira um maço de cigarros de seu bolso (que habilidade).
"Sabe que eu sou a favor da legalização dessas drogas: maconha, cocaína,..."
"Aeh?" (Uma pessoa que aparenta mais de 90 anos, acabado, é no mínimo inusitado falar de legalização).
"Só acho que a cocaína me deixou muito ligadaço, 3 dias sem conseguir dormir"
(Eu penso: "Nesse estado, nem parece q tu dorme!").
Bom, depois dessa small-talk ele nunca mais apareceu no meu ponto. Espero que não tenha dormido pra sempre.

No meu ponto de vendas, uma moradora não muito longe dali passava. Sempre me cumprimentava com um sorriso espontâneo. Uma idosa de bem com a vida.
Num dia não muito diferente dos outros, ela passa e me cumprimenta como fazia todos os dias. Uma ciclista - devia ter uns 40 anos- passa pela calçada na direção contrária. A idosa boa-praça, do nada, dá uma bolçada nas costas da ciclista, o que quase a faz cair, mas não impede de trombar na cerca de uma das casas.
"Fuck off', não sabe que é proibido andar de bicicleta pela calçada? Eu tenho carta do governo que comprova isso! Pela contra-mão ainda!", a ciclista reclama também em voz alta mas com pouca convicção no que falava. Ela sabia que estava errada. Saiu o mais rápido possível.
Uma idosa berrando com ela, fazendo justiça com as próprias mãos. Louvável. Com experiência não se compra briga.
Mais tarde a idosa voltou e conversou comigo. Me encarregou com uma única tarefa: "Se ver ciclistas fazendo isso, kick their asses (bate neles)". É bom nenhum brasileiro passar por ali hein. Eu avisei. ;)

Comentários

  1. ahusshua
    amei a velhinha!
    fico imaginando ela fazendo isso aqui no Brasil.. quem respeitaria ela né? hausuhas
    irlanda é outra história!
    e um velho quase de 90 anos fazendo de legalização de drogas... muito inusitado! hausuhas
    beijos aproveita ai! e boa viagem amanhã!

    ResponderExcluir
  2. Muito dez, lembra muito os teus contos....só que agora são reais (talvez!!), O velho querendo se livrar do peso das pequenas moedas e a velha tentando fazer cumprir a lei, ela sabe que tu é brasileiro? e que aqui se cumpre muito as leis? é melhor não falar pra ela, caso contrário tu não será mais o guardião da calçada he he he.
    Beijos e boa viagem lá em Londres.
    Pai

    ResponderExcluir
  3. Olá John, Tá sendo legal trabalhar com público aí, né??? Já viu a senhora aqui no Brasil não iria parar de dar bolsadas nas pessoas. E o velhote, show de bola querendo legalizar as drogas, tá show fala sério!!! ash ash ash Bjs e boa viagem.

    ResponderExcluir
  4. aaai johny, me divirto muuuuito com as tuas historias..
    eu consigo te imaginar encarando as pessoas tri serio, se esforcando o maximo pra nao rir e quando elas saem fica uns dois minutos rindo afu disso..hahuahuh

    continua escrevendo, é muito divertido ler..
    e...continua aproveitando a viagem ;)

    ResponderExcluir
  5. Tah muito ligada essa Greice. ahsuehasuehasu
    Pra não ficarem com ciúmes, eu jah tinha respondido os outros comentários. Fiz um texto gigante, tudo explicadinho, dai caiu a internet, bah fiquei puto e deixei sem comentário mesmo. Odeio quando isso acontece.O que eu me lembro de ter escrito:
    Po pai, é tudo verdade. ahseuhseu
    Mãe, bah curto até essa história de lidar com o público, mas me aparece cada louco.
    Janice, nem aqui respeitam muito a velhinha, passou um carro rindo dela depois que ela correu a ciclista. :s E eu só assistindo, segurando a risada. Também, o sorriso depois fica umas 3 horas estampado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dublin Presente. De alguma forma.

São Paulo.  Começa a segunda semana.  Chegada do Bernardo, colega também transferido de Porto Alegre. Com ele, sensação de "perdido" começa a normalizar. Já passo a fazer uso dos benefícios de transferência sem muita culpa. Me permito uma extravagância com um filé a parmegiana nada em conta em um local nada ordinário. Empada de quatro reais da semana passada compensada. Ótima comida, ótimo papo. Dia seguinte. É noite de jogo do meu Internacional. Hoje mais uma atividade social, aglomeração, do que propriamente uma paixão. Para assistir o jogo, encontro amigos gaúchos de vidas devidamente paulistanas . Bem-recebido com cervejas artesanais (um estoque delas) e uma boa conversa e histórias (outro estoque delas). Metade para final da semana se aproxima.  Um nome aparece com maior constância na grande mídia. Descubro que a banda de Dublin que acompanho desde 2010, que recordei em post aqui , além de possuir o mesmo nome de uma cerveja, é também o nome

Visitas especiais

Não tem como deixar passar em branco. O pessoal que esteve na Irlanda nessa última semana com certeza presenciou momentos históricos nas ruas de Dublin. Começando pela inapropriada visita da Rainha da Inglaterra Elizabeth II. Rainha Elizabeth II em Dublin Seu primeiro dia de visita foi talvez o mais conturbado, onde todo o centro da cidade estava bloqueado, algumas poucas partes com acesso depois de uma revista. A cidade parecia citiada. Revista rigorosa na Parnell Square West General Post Office - 80% dos policiais da Irlanda em Dublin Claro que eu não deixaria de presenciar esse momento, mesmo com "ameaça" de bomba - 2 bombas caseiras foram desarmadas. Eu e o Cristiano fomos na Parnell Street (minha antiga moradia era lá). Protesto ressaltando o ódio dos irlandeses aos britânicos tava rolando. "Estados Unidos e Imperialistas Britânicos não são bem-vindos" Protesto pacífico, até começarem a tocar garrafas de plástico contra os Gardas (polícia d

Faísca no Porão Escuro

Ao revisar o blog, passados mais de 8 anos desde a viagem final, encontrei esse post guardado nos meus rascunhos. Palavras que me fizeram relembrar alguns momentos que estavam em algum lugar no porão da minha mente. Talvez o brilho, a faísca que faltava para voltar a escrever, fascínio que carrego ao conseguir dar voz aos meus pensamentos. Abaixo o excerto: Turquia. Lugar de misturas religiosas. Muçulmano, judeu, cristão. Vivendo lado-a-lado, pacificamente. Minha jornada de mais de um mês viajando começa por aí. Durmi no aeroporto de Londres e peguei o primeiro voo do outro dia pra Istambul. Entro no avião, sento numa das últimas poltronas vagas. Do meu lado, um homem muçulmano me encara fitosamente. Digo "hi" pra descontrariar, e ele retribuí de forma muito educada e com um sorriso simples no rosto. Tava viajando sozinho mesmo, não tinha nada a perder, então perguntei pra ele - logo de cara, percebo que existe uma pergunta poderosa pra início de conversa - &qu