Pular para o conteúdo principal

Faísca no Porão Escuro

Ao revisar o blog, passados mais de 8 anos desde a viagem final, encontrei esse post guardado nos meus rascunhos. Palavras que me fizeram relembrar alguns momentos que estavam em algum lugar no porão da minha mente.
Talvez o brilho, a faísca que faltava para voltar a escrever, fascínio que carrego ao conseguir dar voz aos meus pensamentos.
Abaixo o excerto:

Turquia. Lugar de misturas religiosas. Muçulmano, judeu, cristão. Vivendo lado-a-lado, pacificamente.
Minha jornada de mais de um mês viajando começa por aí.
Durmi no aeroporto de Londres e peguei o primeiro voo do outro dia pra Istambul.
Entro no avião, sento numa das últimas poltronas vagas. Do meu lado, um homem muçulmano me encara fitosamente. Digo "hi" pra descontrariar, e ele retribuí de forma muito educada e com um sorriso simples no rosto.
Tava viajando sozinho mesmo, não tinha nada a perder, então perguntei pra ele - logo de cara, percebo que existe uma pergunta poderosa pra início de conversa - "De onde você é?"
Enfim, o inglês dele era quase inexistente. Ele era turco e ao que entendi, visitava frequentemente Londres pra assistir aos jogos do Manchester Utd.
Ele se dispoz a me ajudar, sem eu nem precisar pedir. Passei pela imigração. Passaporte carimbado. Ele me diz pra esperar com a mala dele. Ele ia no freeshop, bem na frente, no meu campo de visão. Um frio na espinha. O telefone dele toca. Eu tento reproduzir em português o que ele poderia estar falando: "Achei um estrangeiro aqui, viajando sozinho, deixei a mercadoria com ele."
Mas ele volta em menos de meio minuto. Passou. Troco o dinheiro na casa de cambio (lira = real). Ele me diz que onibus pegar. Ele pega o mesmo. E continua seus telefonemas. Ele desce do onibus e me diz que minha parada é depois. Bom, me roubar não vai mais, então ele realmente tava sendo um bom anfitrião. Em não muito tempo, descubro que os turcos são, de longe, o povo mais amigável que tive contato durante a viagem.

Já no primeiro dia, visitei a Basílica de Sofia (Aghia Sophia), a mesquita Azul e a mesquita Nova. O lugar é simplesmente sensacional. As pessoas paravam e me perguntavam se eu não queria que tirassem fotos para mim. Todas com certa dificuldade em falar inglês, maioria zero. Mas com muita boa vontade.
O dia terminou assim. Chego no meu hostel, podre de cansado e me deito com roupa e tudo, só pra descansar. Nisso, o Jack, dono do hostel, chega com dois brasileiros que estavam no mesmo quarto que eu.
Trocamos uma ideia rápida. Combinamos de no outro dia, sairmos junto. Pensavam como eu: sem hora pra acordar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dublin Presente. De alguma forma.

São Paulo.  Começa a segunda semana.  Chegada do Bernardo, colega também transferido de Porto Alegre. Com ele, sensação de "perdido" começa a normalizar. Já passo a fazer uso dos benefícios de transferência sem muita culpa. Me permito uma extravagância com um filé a parmegiana nada em conta em um local nada ordinário. Empada de quatro reais da semana passada compensada. Ótima comida, ótimo papo. Dia seguinte. É noite de jogo do meu Internacional. Hoje mais uma atividade social, aglomeração, do que propriamente uma paixão. Para assistir o jogo, encontro amigos gaúchos de vidas devidamente paulistanas . Bem-recebido com cervejas artesanais (um estoque delas) e uma boa conversa e histórias (outro estoque delas). Metade para final da semana se aproxima.  Um nome aparece com maior constância na grande mídia. Descubro que a banda de Dublin que acompanho desde 2010, que recordei em post aqui , além de possuir o mesmo nome de uma cerveja, é também o nome

Visitas especiais

Não tem como deixar passar em branco. O pessoal que esteve na Irlanda nessa última semana com certeza presenciou momentos históricos nas ruas de Dublin. Começando pela inapropriada visita da Rainha da Inglaterra Elizabeth II. Rainha Elizabeth II em Dublin Seu primeiro dia de visita foi talvez o mais conturbado, onde todo o centro da cidade estava bloqueado, algumas poucas partes com acesso depois de uma revista. A cidade parecia citiada. Revista rigorosa na Parnell Square West General Post Office - 80% dos policiais da Irlanda em Dublin Claro que eu não deixaria de presenciar esse momento, mesmo com "ameaça" de bomba - 2 bombas caseiras foram desarmadas. Eu e o Cristiano fomos na Parnell Street (minha antiga moradia era lá). Protesto ressaltando o ódio dos irlandeses aos britânicos tava rolando. "Estados Unidos e Imperialistas Britânicos não são bem-vindos" Protesto pacífico, até começarem a tocar garrafas de plástico contra os Gardas (polícia d